julho 02, 2010

tudo no lugar...

Sempre me pedem sugestões para organização e eu fico um pouco em dúvida quanto ao que falar, já que acho que a organização funcional é aquela que faz sentido para você, é aquela onde você encontra o objeto ou documento que precisa, primeiro na sua cabeça e depois no lugar guardado. Não adianta muito eu falar aqui para dobrarem calcinhas em envelope e colocarem em uma divisória própria se tudo que você quer é tirar as benditas do varal, colocar na gaveta e aproveitar seu tempo com outras coisas que te dêem mais prazer. Eu faço porque gosto e porque não acho trabalho nenhum, dobro minhas calcinhas ouvindo alguma música que gosto ou até mesmo em silêncio na cama pensando em como é bom tê-las... Tenho uma amiga que odeia dobrar calcinhas, então eu sugeri que as colocassem na gaveta, abertas uma sobre a outra por ordem de cor, os soutiens também, ela coloca um sobre o outro aberto (para não estragar o bojo) e não é que deu certo? Ela adorou e disse que está funcionando e que fica bem mais fácil ordenar pela cor. Tá vendo? Quando você decide se organizar, as coisas vão acontecendo aos poucos e as idéias vão surgindo, aí é só testar para ver se vai funcionar para você. Vou postar algumas fotos de Sugestões de Organização para vocês se inspirem e quem sabe, ter as sua própria idéias, né?


Uma coisa indispensável, é ter um lugar para colocar chaves, correspondências e recados, é bem mais fácil quando você sabe que estão lá.

Ter um espelho e uma prateleira ou um cabideiro logo na entrada da casa também facilita bem as coisas, já que você deixa ali bolsa, óculos, lista de compras, celular, remédio, contas para pagar, enfim, tudo que você vai precisar quando sair de casa e ainda tem como dar uma última conferida no visual...


Ter na sala uma caixinha ou bandeja para colocar os controles da TV, do DVD, do Sinal de TV Digital, etc., desta forma os controles param de sumir...

Para quem não tem sapateira e precisa ou prefere guardar os sapatos em caixas, será bem melhor se elas tiverem visor transparente para que você veja que sapato está lá dentro. De qualquer forma, deixo a dica de que será melhor se as caixas forem todas do mesmo tamanho e mais bonito se forem da mesma cor ou se você forrá-las com papel, tecido ou coadores de café, acho até que vou fazer um passo a passo desta idéia porque é bem funcional e serve para outras coisas também.

Para guardar lenços, prendedores de cabelo, cintos, echarpes, entre outros, divisórias nas gavetas também serão de bom tamanho, pode até ser pequenas caixas e se você tiver o capricho de forrá-las, ficará mais bonito ainda. Já pensou que legal será quando você quiser trocar aquele cinto básico por um lenço e encontrá-lo em menos de dez segundos? É só organizar e devolver sempre no mesmo lugar que isto é possível...

Olha só uma sugestão de organização de lingerie... Aqui ela dobrou o soutiem, eu prefiro não dobrar, mas não ficou linda a gaveta?

Estes gaveteiros de plástico são muito práticos, fácil de limpar e de usar. O melhor é que caso você queira mudá-los de lugar, poderá colocar na cozinha, no banheiro, na lavanderia ou no quarto das crianças, pois são super adaptáveis a qualquer ambiente. Minha dica é que você sempre compre transparente ou branco, pois assim a composição ficará leve e caso você tenha que comprar mais algumas peças, será mais fácil encontrá-las nestes padrões, já que também existe moda para objetos de plástico, né? As vezes você entra em uma loja e só encontra coisas verdes, laranjas, roxas, etc. , já com o branco, não tem erro.

Cabides iguais, preciso falar mais alguma coisa?

Olha só como fica tudo arrumadinho...

Esta idéia de colocar as roupas em cima e os sapatos embaixo é perfeita, assim você pode montar seu look visualmente sem tirar as coisas do lugar...

Olha só que legal e que bonitas estas caixas todas iguais, com o mesmo tamanho e ainda com etiquetas... Aqui dá para guardar fotos, bilhetinhos do namorado, certificados de garantia, notas fiscais, processos e provas (rsrsr), enfim, o que você quizer e achar melhor.
Lembrei agora de uma vez que fui na casa de um primo e ainda era criança, mas achei super legal o fato de ele ter uma prateleira com pastas plásticas de elástico com o nome de cada filha, dele, da esposa e da casa, para guardar as coisas de cada um.
Pode parecer um porre, porém, acredite que será uma maravilha quando você souber onde as coisas estão e encontrá-las facilmente quando for necessário.

Para as que adoram artesanato ou gostam de embalar presentes com capricho, não é maravilhosa esta caixinha?

Esta idéia também é interessante...

Vejam como fica bonito tudo arrumadinho, com cada coisa em seu lugar, reparem na cestinha e vejam os carregadores... Eu ficava louca atrás dos meus carregadores e fontes, mas há uns três anos venho usando a técnica de colocá-los todos na mesma caixinha e nunca mais perdi tempo procurando.

Outra idéia para guardar documentos, fotos, artigos importantes, receitas, etc.
Mesmo que você não tenha grana disponível para comprar tudo assim igual, dá para encapar com cola e qualquer tipo de papel (jornal, revista, coador de café, crepom, seda, etc.), usando a técnica de rasgar o papel em pedaços , amassá-los e colá-los com uma mistura de cola branca (para artesanato ou aquela de rótulo azul) e água. Conforme for colando é só ir passando a mistura de cola por cima da colagem e deixar secar. No final é só dar mais uma demão de cola e ficará perfeito. Uma ótima sugestão para fazer com as crianças ou amigas. Eu e a Má (minha amiga), que sabemos...

Quem aqui tem o armário embaixo da pia bagunçado?
Viu como é fácil? Separe tudo por tipo e organize em caixas plásticas, valerá o investimento, pode acreditar.

Mais uma idéia para fontes, fones, carregadores, máquinas digitais, etc.

Além das caixas, a dona desta estante usou saquinhos zip para separar cada coisa...
Eu adorei, mas você pode achar que a gente tem TOC, tá liberado, rsrsrs...

Um grupo de objetos para cada caixa

Coisas antigas, decoração de Natal, brinquedos...

Uma caixinha para guardar escovas, graxas e flanelas, tudo a mão para quando você precisar dar um trato nos sapatos... Cá entre nós, é horrível sapato sujo e sem engraxar, né? Quando eu vejo alguém com sapato assim, fico pensando que esta pessoa deveria passar uma semana no exército, rsrsr...

Tintas, pincéis, colas e materiais para artesanato.

A melhor maneira que encontrei até hoje para guardar papéis foi esta, enrolados em um cesto ou balde. Não amassam e ficam sempre no mesmo lugar.

Pregos, parafusos, alicates, chaves, martelos, enfim, uma prateleira e uma placa de eucatex pintada na cor que você quiser, alguns ganchinhos e muita paz na hora que você precisar pendurar um quadro, consertar uma tomada ou o encanamento...

Algumas das imagens acima são minhas, outras são dos maravilhosos blogs: The Order Obsessed, Chez Larsson e Making it lovely.
Gostaram?
Dêem idéias também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fico feliz quando leio o seu recadinho...
obrigada!