maio 27, 2010

mão na massa...

Aqui em casa somos quatro mulheres. A Mi e a Gui não são muito de cozinha, mas quando querem fazem bem. Já eu e minha mãe adoramos cozinhar juntas, vira e mexe uma olha prá cara da outra e diz, vamos fazer um bolo? As vezes é um doce, as vezes uma torta e assim vai... Na segunda-feira a Mi pediu para fazer um Bolo Prestígio para umas amigas que passariam mais tarde para vê-la. Não precisou pedir duas vezes, né? E foi assim, fácil, fácil... Afinal Bolo Prestígio não tem como ficar ruim.

Bolo Prestígio - Receita:

Massa:

4 claras em neve (batidas com uma pitadinha de sal)

2 xícaras (chá) de açúcar peneirado

4 gemas

4 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 xícaras (chá) de farinha

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

1 xícara (chá) fervendo

Peparo da massa : Bata as claras em neve com uma pitadinha de sal e quando estiverem bem firmes, adicione o acúcar aos poucos (vai crescer e ficar parecendo massa de suspiro), junte as gemas e bata mais um pouco até ficar bem fofo. Em seguida, adicione o chocolate (um truque para não empelotar e nem levantar aquele pózinho é misturar num pouquinho de leite a parte, mas tem que ser pouquinho mesmo, caso contrário altera a receita) e bata mais um pouquinho. Por último, adicione a farinha e o fermento, intercalando com o leite bem quente. Leve para assar em forma untada.

Recheio:

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de margarina

Essência de baunilha (a gosto)

1 pacote grande de coco ralado (médio ou grosso)

½ litro de leite fervendo

Preparo do recheio: Em uma vasilha, coloque o coco ralado com o leite bem quente e deixe por uns vinte minutos. Depois escorra em uma peneira e separe o leite. Enquanto o coco fica no leite, derreta a margarina (eu uso a com sal), junte a lata de leite condensado e se gostar umas quatro gotinhas de essência de baunilha. Mexa até começar ferver. Junte o coco e separe.

Calda para molhar o bolo:

Achocolatado em pó (uma ou duas colheres de sopa – como preferir)

Rum (+ ou – uma colher de sopa)

Leite

Preparo da calda: Junte o rum (se o bolo for para crianças, pule esta parte) e o achocolatado em pó ao leite que restou do coco. Separe.


Cobertura:

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de margarina

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

1 caixinha de creme de leite

Chocolate granulado

Preparo da cobertura: Em uma panela, misture todo os ingredientes, menos o creme de leite. Leve ao fogo até ficar no ponto de um brigadeiro firme. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.

Montagem

Abra o bolo em duas partes e coloque uma delas em um prato próprio para servir bolos. Com a calda, regue o bolo e coloque uma camada bem abundante de recheio. Cubra com a outra parte do bolo e regue ela também. Cubra tudo com a cobertura e deixe escorrer (hummm). Leve para gelar e só depois coloque o chocolate granulado, raspado ou o confeito que preferir.





Diquinhas:

Se você possuir uma forma com fundo removível, dá para cortar o bolo em mais camadas e assim ele vai ficar mais gostoso ainda. É só montar dentro do aro intercalando uma camada de massa e outra de recheio e depois levar a geladeira para “assentar”.

Dá para fazer a cobertura substituindo duas colheres de chocolate em pó por chocolate amargo, fica uma delícia.

Como esta massa fica bem fofa, eu prefiro desenformar e cortar o bolo ainda quente.

Dá também para fazer um bolo brigadeiro com os mesmos ingredientes. Neste caso é só pular a receita do recheio e aumentar uma lata de leite condensado e o chocolate em pó na receita da cobertura. O passo a passo é o mesmo e a calda para molhar o bolo você faz com leite normal.

Fica muuuuuuito melhor se você fizer um dia antes.

2 comentários:

  1. Hum, parece muito bom. Não sou muito fã de cozinha, apesar de me virar, mas pratos doces eu até me aventuro a fazer... Vou tentar ;).
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Pode tentar Ju! Além de fácil é uma delícia...
    bjsss
    Lyz

    ResponderExcluir

fico feliz quando leio o seu recadinho...
obrigada!