maio 28, 2010

Deus X Religião e Doutrinas

Já faz um tempo que vi esta imagem no blog da Jo e não pude deixar de pensar que já usei tanta saia por obrigação que hoje em dia passo bem longe delas... Bem longe mesmo.
Já disse por aqui que tive criação evangélica e na igreja que eu frequentava quando criança era proibidíssimo usar calças, brincos, esmaltes e até mesmo ter o cabelo mais curto. Por este motivo, passei muita vergonha na escola e muita vontade de ser como as outras meninas da minha idade. Para eu ir para o céu, tinha que ser um ET, caso contrário não estaria dando exemplo de cristã e a minha "luz" não "brilharia" nas trevas. Isto durou até os meus vinte anos quando mandei tudo prá merda e passei a viver a vida que eu achava que merecia. O engraçado é que hoje na mesma igreja onde fui criada, tudo isto é aceito. Sorte das meninas que hoje frequentam lá. Mas tudo isto me leva a refletir sobre o fato de que a religião ao invés de cumprir o seu papel de levar o homem até Deus, acaba por fazer exatamente o contrário com suas falsas doutrinas e costumes. Sim, porque o que mudou no Deus que existia quando eu frequentava a igreja e tudo era pecado? Será que ele evoluiu e passou a "aceitar" o uso destas coisas? Ou será que os pastores perceberam que para "manter" os fiéis teriam que aceitar?
Hoje eu sei que o que vale prá Deus são minhas atitudes, minha conduta, minha fé e minha sinceridade, o resto é invenção de um bando de gente sem ter o que fazer que "adora" ter uma vida "fácil" dizendo ser um "representante de Deus".
Eu que o diga...
Nasci e fui criada no meio de pastores. Era um pior que o outro, inclusive meu progenitor e cia. De cada cem, no máximo dez por cento prestava e estes eu posso garantir que não achavam que usar uma calça comprida levaria uma menina para o inferno.
Seja qual for a sua concepção de DEUS, saiba que Deus é um Deus de paz e de amor que não quer ridicularizar ninguém e nem pretende te julgar por coisas tão pequenas. Qualquer coisa que venham te dizer (pastores, anciões, gurus, padres, bispos, etc) que te afaste da paz e do amor de Deus, não aceite, no mínimo questione e busque uma resposta plausível.
Na Bíblia, em Provérbios está escrito assim: "Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar." (Provérbios 14:7)

2 comentários:

  1. Nossa, tb fui obrigada a usar saia por um bom tempo da minha vida; não por causa de religião (a minha não proíbe nem impede nada), mas por causa da religião da escola em que estudei ( e hoje tb eu passo longe, muito longe de saia, e as pessoas não entendem isso!). Então foram anosss vestindo saia, mesmo no frio. Meu sonho de consumo era vestir uma calça jeans, rs.
    Concordo com tudo o que vc disse. Acho que a religião tem que libertar, e não aprisionar e condenar as pessoas. O que importa é aquilo que somos e fazemos, e não o que vestimos ou "aparentamos".
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Morri de rir qdo li seu post, tdo q vc falou é vdde, eu tbem passei por isso, minha mãe crente fanática não me deixava usar calça comprida, passava um frio dos infernos, tto q hj tenho mtas dores na perna por só usar saia,pois passava mto frio nas pernas rsrsr...
    Mas ainda gosto de saia, mas não aquelas compridaaasss...
    Gostei da sua sinceridade, pois sei da sua história, e sei q tdo q vc falou é vdde a respeito de certos pastores.
    Quem sabe um dia eles se arrependam...bjimmmm

    ResponderExcluir

fico feliz quando leio o seu recadinho...
obrigada!