maio 22, 2010

arrumando o guarda-roupa...

Atendendo ao pedido da Jussara, vou postar algumas dicas de organização. Há um tempo, uma amiga também me pediu algumas dicas e eu respondi por email mesmo. Então hoje eu vou dar um Ctrl+C e um Ctrl+V no meu próprio texto, tá? Vou começar pelo guarda-roupa, por que acho que guarda-roupa bagunçado é um atraso na vida de qualquer um na hora de escolher o que vestir. Então vamos lá:

Comece devagar e sem grandes cobranças!

Abra o seu armário e separe as roupas que:

  • usou nos últimos meses;

  • tem certeza que usará no inverno;

  • tem certeza que usará no verão;

  • você usa para praticar esportes;

  • você usa na praia;

  • você usa em ocasiões mais formais.

Agora, pegue três caixas ou sacos e escreva: Doar, Consertar e Jogar Fora.

Verifique mais uma vez se todas as roupas separadas serão usadas por você e seja sincera com a resposta.

Em seguida verifique se precisam de algum reparo (barras, botões, ajustes, enfim, pequenos consertos) e separe no local destinado ao conserto.

Caso tenha decidido doar alguma, também separe.

Tenha em mente a seguinte idéia: a partir de agora o seu guarda-roupa será dividido em temas.

Eu sugiro: Verão, Inverno, Lazer, Ginástica, Praia e Noite que você também pode dividir em verão e inverno.

Agora retire TUDO que ficou no armário e comece a guardar as roupas que já foram escolhidas por você.

Algumas sugestões: Com cabides iguais em cores, modelo e tamanho fica bem mais fácil arrumar e bem mais lindo (os meus eu comprei naquelas lojas que vendem artigos para lojas e saiu bem em conta), compre aquelas divisórias transparentes de plástico (são baratas e muito úteis) e saquinhos para lavar lingerie (dá prá ver o que tem dentro e dá prá fechar com zíper).

Arrume os cabides todos na mesma posição, isto facilita na hora de pegar as roupas e mantém a ordem.

Agora comece a guardar as roupas de inverno, de preferência uma peça por cabide e sempre abotoe pelo menos uns dois botões para evitar que amasse, crie volume ou escorregue do cabide, também escolha um sentido de sua preferência e guarde sempre a frente da roupa voltada para aquele lado. Eu vou fazendo um degradê de cores do escuro para o mais claro acho que fica mais fácil na hora de me vestir, mas você faz como achar melhor agora e depois vai se adaptando.

Depois faça a mesma coisa com as roupas de verão.

Separe ao menos uma gaveta para cada tema e se não for possível, uma solução são aquelas caixas organizadoras, pode ser de plástico, tnt, como você preferir.

Guarde juntos:

- calças jeans (dobradas ou penduradas);

- echarpes, luvas e toucas;

- biquínis, cangas, shorts e saídas de praia;

- regatas e blusinhas básicas;

- pijamas;

- meias, calcinhas e soutiens (para estes as divisórias são ótimas);

Por enquanto dobre da forma que achar melhor e não exija muito, aos poucos você vai melhorando.

Pode parecer besteira, mas só o fato de separar já vai mudar muito a sua vida.

Agora vamos ao “TUDO” que ficou de lado.

Se você REALMENTE está disposta a se organizar, livre-se do que não usa e só cria volume no seu armário (e segundo alguns psicólogos na sua vida).

Separe o que vai para doação, o que não serve para ninguém e o que precisa de consertos. É bom lembrar que as vezes um pequeno ajuste numa roupa faz toda a diferença e em tempos de consumo consciente, é sempre bom reaproveitar o que já possuimos, né?

Se ficar na dúvida, prove a roupa e se questione se realmente vai usá-la e em seguida já coloque no armário no lugar adequado.

Lembre-se que você tem todo o direito de guardar uma ou duas peças de recordação mesmo que saiba que nunca mais vai usá-las, mas se este for o caso, guarde-as separadas em um lugar especial para quando quiser vivenciar um momento nostálgico (rsrssr).

Depois de tudo isto, vá para as bolsas e sapatos e em seguida para os acessórios e produtos de uso pessoal em geral, sempre usando o mesmo critério de avaliação e separação.

Você vai ficar surpresa com os vidros vazios, produtos vencidos, maquiagens inutilizáveis, bijouterias bregas, sapatos e bolsas que realmente não te servem mais.

O principal até aqui não é colocar tudo perfeitamente em ordem e sim livrar-se do que não usa e só atrapalha sua organização.

É bom doar porque enquanto decide se fica ou não com determinada coisa você logo se lembra que para outra pessoa aquilo pode ser muito mais útil.

Outra coisa legal é que neste processo de “limpeza” você acaba tendo uma visão geral de tudo que possui e isto será bem útil quando você decidir comprar coisas novas, por exemplo, uma bijouteria, uma bolsa ou sapato, por que sempre fará um link se combina ou não com o que já possui.

Depois das roupas, você pode fazer o mesmo com o restante da casa, um dia e um local por vez e se achar que está te desgastando, uma vez por semana.

Os papéis, fica para outro dia, mas mesmo assim, a regra de ouro é jogar TUDO que não vai usar mais.

Tem uma “meta” em um grupo de donas de casa que é quase uma brincadeira, é assim: uma vez por semana você pega uma sacolinha e sai pela casa com o objetivo de recolher 27 itens que estão entulhando a sua casa, pode ser desde potes sem tampas a uma pilha esquecida no fundo de alguma gaveta. Parece bobeira, mas tem efeito, posso garantir, pois faço isto constantemente aqui em casa e sempre passo dos 27 itens.

Espero que as dicas ajudem de alguma maneira, no entanto acredito que a melhor ORGANIZAÇÃO é aquela que ATENDE as nossas necessidades e limitações.

Até a próxima!

Lyz

2 comentários:

  1. oi, Lyz,
    Adorei o post! Não tem problema nenhum ser Ctrl +C Ctrl+V, o importante é o conteúdo. Pra vc ter uma ideia do caos em que meu quarto se encontra, metade do meu guarda-roupa já está pra fora, em cima de uma cadeira, rs. Vergonha total. Mas vou me regenerar. No fds vou tentar começar a empreitada... isso de recolher os 27 itens tb é muito legal. Mas só no meu quarto sei que vai ter + de 27, rs. O problema nem são as roupas, mas os cacarecos. Tenho coisa ainda da minha adolescência, e daí, haja exercício de desapego.
    Bjs e obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju,
    Bagunça é assim mesmo... A gente vai ajuntando e quando vê perdeu o controle, né?
    Mas aos poucos você vai mudando seus hábitos e colocando tudo em ordem.
    Não tenha pressa.
    Logo, logo vou postar mais sobre o assunto.
    Bjinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir

fico feliz quando leio o seu recadinho...
obrigada!